sexta-feira, 2 de outubro de 2009

várias formas de máscaras

Várias Formas de Máscaras-Suporte Cênico- UAB-UnB
José Geraldo Fogaça de Almeida- Polo de Itapetininga
Máscara Larvária: são rostos inacabados, formas simplificadas da figura humana, que remetem ao primeiro estado dos insetos. Fazem parte do grupo de Máscaras inteiras e silenciosas, que não permitem a voz, mas exprimem a essência da palavra falada através das ações. Podem ser jogadas tanto pelo lado animal quanto pelo humano. Têm um jogo largo, normalmente orientado pelo nariz. Máscara Neutra: é uma Máscara de fisionomia simples e simétrica, sem conflitos, que propõe ao ator ampliar todos os seus sentidos, encontrando a essência das ações e das situações. Através do silêncio, ela se relaciona com todo o universo presente. A Máscara Neutra não é um personagem, é um estado que se apóia na calma e na percepção, fontes de vida para todas as outras Máscaras. Através dela o ator entende o que é um corpo decidido,presente, vivo dentro de um estado de representação.
Máscara Abstrata:são máscaras inteiras de formas geométricas, sem menção animal ou humano que possibilita ao ator projetar seu corpo no espaço, a partir das linhas de força da máscara, criando um jogo com ações amplas, acrobáticas e assimétricas. Com ela, o ator compreende a relação de tempo e espaço, onde o corpo, imerso numa dinâmica, desenha imagens precisas, fazendo a geometria viver a serviço da emoção. Máscara Expressiva:São Máscaras de feições mais elaboradas, com definições de caráter, que traduzem estados de ânimo. Pertencem à categoria das Máscaras silenciosas, onde a palavra, por sua vez, está implícita na ação física da personagem. Meia – Máscara são Máscaras falantes que cobrem somente a parte superior do rosto. Geralmente representam "tipos-fixos”, podendo condensar nelas vários personagens. Seu jogo propõe ao ator encontrar um corpo e uma voz que se ajustem ao propósito do personagem e da situação, levando o texto para além cotidiano.
Tipos Populares: (tipos brasileiros) codificados a partir de suas características, fazendo alguns paralelos com os tipos-fixos da Commedia Dell'Arte. Com referência nos zannis e em personagens selecionados da nossa literatura (Macunaíma, Malazarte, Mateus, João Grilo) comparados com "tipos" observados do cotidiano.
Referência:Site Grupo Moitará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário